The Harridan Town
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lista de cannons

+3
Sarah Sörensen
Kath Wier
Hannah Meyrick
7 participantes

Ir para baixo

Lista de cannons Empty Lista de cannons

Mensagem por Hannah Meyrick Sex Fev 03, 2012 11:15 pm

Cannons são personagens pertencentes a história criada de Harridan Town, aqui só terão personagens criados pela escritora da história. E terão sua trama pronta.
Cannons escritos livre em verde, serão personagens que poderão ser ultilizados e ocupados em vermelho, já estam ocupados.
Hannah Meyrick
Hannah Meyrick
Administrador
Administrador

Mensagens : 75
Data de inscrição : 12/10/2011

https://harridantown.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Hannah Meyrick Dom Fev 19, 2012 4:11 pm

Bruxos: Clã de Nephys








Bruxa do fogo  Megan Fox
17 anos Ocupada


Katherine(Wier)
Fellwood

Katherine é uma garota forte e determinada, que foi obrigada a se mudar para a casa de seu pai, logo depois do incêndio que matará sua mãe que a garota acredita ter causado sem ter nenhuma prova disso, e que teve que se mudar pra cidadezinha de Harrindan Town, qual ela nunca pensará poder conhecer, em sua chegada foi muito mal recebida por Hannah uma garota popular de seu colégio que além de ser metida, é mais estranha do que se poderia imaginar elas duas não se deram bem desde que se viram pela primeira vez e é como se tudo quisesse que elas se odiassem, mas ao contrário de Hannah suas amigas são gentis e amigáveis, ela também conheceu Keith, que mesmo os dois não se dando bem ela nunca pode deixar de sentir a atração que sentia por ele.
Katherine possui estatura mediana e um corpo com bastantes curvas. Sua pele é morena, o que ajuda bastante a evidenciar seus olhos violeta. Seu cabelo é longo e negro até a cintura.

A Kath é uma bruxa do fogo, ou seja, seus poderes são relacionados com o fogo. Ela pode manipular o fogo, fazer coisas queimarem, esquentarem, pode apagar o fogo, etc. Kath também pode mover as coisas com o poder da mente, provocar tempestades, acender objetos (como lampadas e velas) apenas com o pensamento. Ela também possui o dom de mexer com o tempo, mas ela ainda não sabe disso, mas quando descobrir, terá medo de usá-lo, mas também achará necessário.
Katherine tem o dom de curar a todos, menos a ela mesma, pode transformar qualquer objeto em outra coisa, Exemplo: um livro se transforma em um celular, porém a transformação dura pouco. E só pode ser usado quando não houver outra opção, pois consome muita energia. Kath fica mais sensual e corajosa, seu elemento consume muito de sua energia, mas em compensação ela adquire uma vitalidade muito maior. Ela, por possuir o elemento fogo, tem facilidade em aprender magia, mas em compensação um grande descontrole durante o processo.




Bruxa da água Candice Swanepoel
17 anos Ocupada


Hannah Meyrick
Hannah é a garota popular de seu colégio, mesmo todos achando que ela é simpática e maravilhosa, seus amigos sabem que na verdade ela sabe muito bem quando atacar alguém e pra machucar, mas por alguma razão sempre a acham amigável, além de mais bonita, ela tem sua melhor amiga Melody e seu namorado, e um ódio mortal por Katherine desde a primeira vez que a viue a raiva que sentia pela garota continuar insistindo que seus olhos eram naturalmente roxos, quando, isso parece impossível, e esse ódio aumentou mais desde que ela com,eçou a ouvir os pensamentos das pessoas e a ter sonhos que parecem que acontecem mas ela nunca os entende.
Hannah é uma garota de pele extremamente clara, com longos e loiros cabelos, olhos verde esmeralda, grandes seios, do qual se orgulha muito, e de estatura média.
A Hannah é uma bruxa da água, ou seja, seus poderes são relacionados com a água. Ela pode manipular a água, congela-lá, esquenta-lá, etc.
Hannah também tem o poder de atraír ou provocar as coisas que deseja para perto dela, pode comandar e/ou provocar a chuva, tem o poder de se auto curar. Os usuários de água ficam ainda mais belos, e ocorre o mesmo com Hannah, que além de aparentar estar mais bonita que antes, ficou, de certa forma, mais simpática, pelo menos os outros acham isso, pois ela não mudou em nada. Por causa de seu elemento, seus sentimentos ficam mais volúveis e intensos. Possui sonhos sobre o futuro, mas ainda não aprendeu a decifrá-los, eles a assombram como um pesadelo.



Bruxo Ar  Alex Petyffer
19 anos Ocupada


Keith (Mellbroke) Lazar
Keith é um rapaz moreno, alto e forte, seus cabelos são em um tom levemente dourado, possui belos olhos verdes, e um jeito de garoto mal.
O Keith é um bruxo do ar.
Ele pode manipular o ar e obter profecias, que são em sua maioria corretas, ele nunca vê algo de si próprio, também pode ver as auras das pessoas.
Keith também tem habilidades psíquicas, como a leitura de mente, mas diferente de Hannah, ele necessita se concentrar muito para ler a mente de uma pessoa. Pode invadir sonhos, assim com o Adam, mas no caso dele pode ser feito sem nenhum artificio, e pode ser tanto acordado, quanto dormindo. E ele pode ficar invisível.
O ar tem apenas um defeito, tudo o que ele faz usando magia por sua própria vontade, volta para ele, se o manipulante do ar matar com usando seu elemento, apenas pelo desejo de fazê-lo, algo extremamente ruim voltará para ele.
Por causa de seu elemento, Keith adquiri uma velocidade surpreendente em todas as suas ações, tanto físicas quanto mentais, fica mais inteligente e aberto a sabe e a entender tudo ao seu redor, possui o dom de falar com os mortos e fica mais intuitivo, ele pode descobrir se alguém está lhe dizendo a verdade ou não.




Bruxo da Terra Josh Hutcherson
18 anos Ocupada


Adam(Fellwood) Chilton
Adam era moreno, possui cabelos castanhos claros, seus olhos eram castanhos e penetrantes, alto e forte.
Adam é um rapaz alto e forte, de uma cor morena clara, seus cabelos são castanhos claros, que caem na frente de seus olhos, que são castanhos.
Ele pode provocar terremotos, desabamentos, e criar imagens (ilusões), os bruxos da terra podem se comunicar com os animais e com as plantas, na verdade, eles possuem uma ligação com qualquer tipo de ser vivo.
Ele também tem o poder de cura, só que ele pode curar tanto aos outros quanto a si próprio, pode invadir os sonhos alheios, mas para isso tem de estar acordado e altamente concentrado com velas representando os 4 elementos a sua volta. Pode imobilizar e bloquear algo com a mente.
Possui grande força física, graças ao seu elemento, também possui uma grande ligação com a natureza e pode interferir na velocidade em que as plantações podem ocorrer, seu poder o faz ser "estável" tanto na magia quanto em tudo na sua vida.
Pode colocar sua magia em joias, metais e pedras para poder assim, manipular alguem ou proteger seus chakras vitais, os bruxos de terra também são conhecidos com os bruxos da manipulação. Pois são eles que fabricam os colares iniciantes e dos adultos, mas como só a um por família, quando outro bruxo de terra nasce, o anterior faz a proteção dele e o ensina a manipular essa magia.
É dono de grande sabedoria, pois todas as memórias de seus antepassados é passado para o dono do elemento terra. Pode fazer magias de ligação, dentre outras coisas.




Bruxa Comum da Água - ?  
17 anos - Livre


Joann Lazar
Joann é mulata, possui belos cabelos castanho dourados, tem olhos castanhos marcantes e tem estatura mediana.
Só há uma coisa em que essa garota pensa e é em como tortura a sua mãe, ela não suporta o fato de sua mãe não usar os seus poderes para coisas maiores, ela odeia que ela se dedique apenas a aquela loja.
Joann é uma bruxa da água e adora isso, nada é mais prazeroso do que ter o dom de escutar o que os outros pensam e ainda melhor, saber como usar isso para seu próprio benefício.
Joann não é má, ela apenas sabe o que quer e não tem medo de ir atrás disso, mesmo que tenha de passar em cima de alguém para conseguir.

Bruxos: Clã de Ísis






Bruxa da Alma Ashley Benson
19 anos Ocupada


Sarah Sörensen
Sarah é uma mulher bastante bonita e sedutora, ela possui longos cabelos loiros e brilhantes olhos azuis, uma pele bem clara e um corpo de parar o transito. ela sabe o efeito que causa nos homens e não tem medo de usá-los.
Sarah é uma bruxa da Alma, ela possui o poder de andar pelos dois mundos, tem o dom de trazer um ser de volta a vida, pode controlar o espirito dos seres que não habitam mais esse mundo, tem a capacidade de ver auras e de distinguir os bruxos dos humanos.
Por conta da capacidade de se ver as auras dos bruxos, ela resolveu sair da Transilvânia e por em prática a sua tática de vingança, ela havia cansado de ouvir as histórias de ódio estre os clãs, e decidiu por um fim nisso.
Ao chegar a Harridan ela se infiltrou na escola e começou a observar os alunos que lhe interessavam. Ela e Simon já sabiam o que fazer, e já estava na hora dos outros chegarem.



Bruxa da Luz Amber Heard
16 anos Ocupada


Elizabeth Sörensen
Elizabeth é uma menina loira com belos olhos verdes, é alta e esbelta, além de possuir uma grande beleza e se vangloriar por seus longos cabelos, é gentil e tenta ao máximo proteger aqueles que ama.
Lizzie é a irmã mais nova de Sarah, está a dias de completar 17 anos e ter finalmente seus poderes completos, ela não entende o porque do ódio que sua irmã sente pelo clã vizinho, por ela nada disso estaria acontecendo, por ela eles não estariam naquele novo lugar, ela sabia que algo estava errado, e queria ir embora de lá o quanto antes.
Ela possuía uma grande ligação com sua irmã, Sarah cuidou dela desde a morte de seus pais, sempre foram só elas duas, e por isso ela estava entre a cruz e a espada, ou ela seguia sua cabeça e impedia sua irmã ou ela seguia seu coração e seguiria suas ordens.




Bruxo das Sombras Jensen Ackles
21 anos Ocupado


Simon Schmitt
Simon é o braço direito de Sarah, ele é a pessoa em quem ela mais confia, pois ele entende seu plano e não tem medo de executá-lo, e ele é a única pessoa com peito para enfrentá-la.
Esse belo homem de olhos verdes, forte e loiro sempre acreditou que poderia ter tudo o que queria, até conhecer sua líder, ela não se retraía na frente dele e nem caía a seus pés e isso o intrigava. Simon possuía um péssimo hábito de Entrar em brigas por qualquer coisa, mas isso mudou quando ele chegou aos 17 anos, ele sem saber usou os seus poderes e roubou a alma de um homem, nervoso, e ele prometeu nunca mais fazer isso. Uma certa noite resolveu ir a um pub para descontrair e viu uns rapazes incomodando uma bela garota loira de olhos azuis, sem perceber usou seus poderes novamente, porém dessa vez ele tinha uma testemunha, a loirinha, por isso fugiu do local e dirigiu pela rodovia as pressas, seu nervosismo o fez perder o controle e bater o carro em uma arvore que havia caído na estrada, a ultima coisa que ele viu foram os belos olhos da loira olhando para ele. Os médicos não sabem como ele poderia estar vivo, nem ele sabia como, mas desde então ele possui uma ligação com Sarah, a loira do pub, ele sabe o que ela sente, o que ela pensa, ele a sente. E por conta disso acha que deve protegê-la, não apenas dos outros, mas dela mesma.



Bruxa da Energia Talulah Riley
19 anos Ocupada


Choral Mayfair
Choral é uma bruxa da energia e por conta disso é capaz de comandar e controlar todos os tipo de fontes da mesma, raios são a sua especialidade...
Choral é do tipo rebelde, não suporta receber ordens, mas sede um pouco quando o assunto é a sua líder. Adora grandes emoções e de usar seus poderes para tudo, não possui mãe e a unica memória que tem é o livro da sua família, alguns dizem que talvez esse seja um dos motivos de suas atitudes e jeito de ser da garota, que, não é uma fácil de se lidar e muito menos faz questão de que seja, não resiste a uma boa intriga com alguém que não lhe agrade, o que acontece frequentemente, junto de Sarah ela foi para Harrindan Town, se ela fará o planejado é uma grande duvida.




Bruxo da Hipnose Gaspard Ulliel
18 anos Ocupado


Mikael Carter
Mikael é insensível, cruel e ganancioso, não é de se imaginar que se uniu as causas de Sarah desde o começo, o problema é, Sarah não o aceita. Ambos sabem o por que, já que ele a seduzira uma vez, e apenas para a diversão do rapaz, Sarah por sua vez se vingou fazendo a cabeça de todos os membros de seu clã a virarem as costas para ele, não que todos consigam, já que Mikael tem o dom da hipnose, mas não é como se ele pudesse hipnotizar a todos a hora que ele quer, acreditem ele já tentou. Mas não, seu poder pode ser apenas usado quando o mesmo tenha um vinculo com a pessoa, seja com uma informação pessoal ou com algum objeto que o use, assim ele pode entrar na cabeça da pessoa e a hipnotizar a obedecendo cegamente e sem protestos. Sarcástico e arrogante, sempre tem uma resposta na ponta da língua, apesar de discutir com a líder ele maioria das vezes consegue o que quer, infelizmente menos Sarah, não mais. E um de seus passa tempos é seduzir jovens e bonitas garotas, para depois despedaçar seus corações.



Bruxa da Tormenta Selena Gomez
17 anos ocupada


Jacqueline Fontaine
Jacqueline é uma garota meiga e gentil com todos, o que nunca é correspondido pelos outros de seu clã, as vezes a garota se sente deslocada com tamanha arrogância que os membros do Clã Ísis, principalmente vindo de Sarah, é uma das poucas amigas de Elizabeth e provavelmente a única que tem, é a Bruxa da Tormenta, ou seja, tem o dom de trazer a tona o pior medo das pessoas, não sabe como tratar muito bem do seu dom, já que entrara para o Clã a menos de um ano, seu maior desejo é ser uma garota normal, e não uma bruxa que acorda todas as noites com os pesadelos de pessoas que cumprimentou na rua, sim o dom de Jacqueline é ativado com um simples toque, a mesma tenta aprender a isolar os poderes para usar apenas quando necessário, porém raramente consegue, então evita o contato com as pessoas.



Bruxa da Fala Emma Roberts
18 anos Livre


Angelique Duncan
Bruxa da fala, Angel sabe mais de sete línguas distintas desde pequena, além de entender situações e gestos e seus significados apenas com um olhar, juntando tudo pode-se dizer que Angel sabe sempre quando há um segredo ao seu redor, é capaz de detectar uma mentira facilmente, é uma pena que não usa seus poderes para algo construtivo, e sim para destruir sua líder, Angel sempre teve ódio por Sarah, Angel seria a líder de seu Clã se não fosse por Sarah, Angel teria Mikael e Simon aos seus pés se não fosse por Sarah, bem, Mikael não é alguém muito difícil de se ter, mas mesmo assim Angel odeia Sarah apenas por sua existência no mundo. Falsa e fria não mede esforços para tornar a vida de todos ao seu redor um inferno, e ela é uma das poucas que enxerga que há muito mais mentiras por debaixo do pano.


Última edição por Hannah Meyrick em Sáb Jun 28, 2014 10:29 pm, editado 13 vez(es)
Hannah Meyrick
Hannah Meyrick
Administrador
Administrador

Mensagens : 75
Data de inscrição : 12/10/2011

https://harridantown.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Hannah Meyrick Qui Fev 23, 2012 9:26 pm

~ Humanos.




Lista de cannons JessaprLista de cannons JessicaSzohr02Lista de cannons Jesssw
Mellody Flyborn - Humana - Jessica Szohr - 17 anos - Livre
Melody é a garota mais doce e boa da terra inteira, muitos se perguntam porque ela é a melhor amiga de Hannah Meyrick, muitos acham que é por Hannah ser a garota mais popular do colégio todo. Mas não é por essa razão nunca foi por essa razão, simplesmente Hannah é sua melhor amiga desde sempre elas cresceram juntas e são unha e carne desde que se conhecem por gente, Melody é legal com todos e não suporta quando Hannah faz seus comentários fora de hora ou é realmente uma "vaca" mas ela sabe que a amiga é assim por isso tenta não se importar tanto, ela vive com seus pais e é flha única, adorável, meiga, tem um belo corpo mas o esconde, não gosta de ter muita atenção principalmente por causa de Hannah, ela sabe que tem algo de errado com a amiga e quer ajudar, porque quem melhor para ajudar que sua "irmã".


Lista de cannons 947539_1328739294203_100Lista de cannons 857869_1318825064335_100Lista de cannons Vt_752
Grace Perkins - Humana - Hyo-yeon Kim - 17 anos Ocupada
Grace é neta de Japoneses, seus avós vieram para Harridan quando sua mãe era apenas uma menina de 8 anos. Sua mãe Yamato, se casou com um americano (humano comum) chamado Derek Perkins, possui cabelos lisos, longos e pretos, olhos também pretos, tem uma estatura mediana, sendo um pouco mais alta que sua melhor amiga, Kath e é apaixonada pela língua japonesa.
Grace descobriu, assim como as sua mãe, que possuía o dom de ver auras, e também de como bloqueá-las. Ela sabe que há algo de estranho em Katherine e em outras pessoas na cidade, pois a aura deles é diferente das demais, mas não sabe o que exatamente.
Ela é uma excelente aluna, mas sente que não pode ousar, por causa de sua mãe ser sua professora, tem um amor platônico por um rapaz, mas ele não é tão bom quanto parece.


Última edição por Hannah Meyrick em Seg maio 28, 2012 9:11 pm, editado 1 vez(es)
Hannah Meyrick
Hannah Meyrick
Administrador
Administrador

Mensagens : 75
Data de inscrição : 12/10/2011

https://harridantown.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Kath Wier Qua Fev 29, 2012 4:44 pm

~ Professores.




[img][/img][img][/img][img][/img]
Sr. Alexander Morelli - Professor de Inglês e Literatura (Humano comum) - Livre


[img][/img][img][/img][img][/img]
Sr. Miguel Lafont - Professor de Quimica (Humano comum) - Livre


[img][/img][img][/img][img][/img]
Sr. Matthews Owersek - Professor Educação Física (Humano comum)-Livre


[img][/img][img][/img][img][/img]
Sr. Joseph Mont Blanc - Professor de História (Humano comum) - Livre


[img][/img][img][/img][img][/img]
Sra. Sonne Martins - Pofessora de Biologia (Humana comum) - Livre


[img][/img][img][/img][img][/img]
Sra. Yamato Perkins - Professora de Geografia (Humana dotada de dons) - Livre


[img][/img][img][/img][img][/img]
Sr. Miraz Loubtouisky - Professor de Física (Humano comum) - Livre


[img][/img][img][/img][img][/img]
Sra. Rubia Cruz - Professora de Espanhol (Humana Comum) - Livre


[img][/img][img][/img][img][/img]
Sra. Sophie Marie Pertan - Professora de Francês (Humana Comum) - Livre

Kath Wier
Kath Wier
Líder do Clã Nephys
Líder do Clã Nephys

Mensagens : 408
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 30
Localização : Harridan Town
Humor : Esquentada

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Kath Wier Dom Mar 04, 2012 9:38 pm

~ Anciões.



Lewis Meyrick - Bruxo do Fogo - ? - Líder - 39 anos - Dono das Empresas Meyrick Imobiliária/Líder dos Bruxos - Livre

Taylor Fellwood - Bruxo do Água - ? - 40 anos - Advogado/Tutor de Iniciação - Livre

Megan (Wier) Fellwood - Bruxo do Ar - ? - 37 anos - Morreu - Livre

Yasmin(Mellbroke) Lazar - Bruxo da Terra - ? - 38 anos - Dona de uma loja de Jardinagem - Livre

Marian (Fellwood) Chilton - Bruxo Comum do Ar - ? - 38 anos - Trabalha no Restaurante Chilton's como Gerente - Livre

Jason Lazar - Bruxo Comum do Fogo - ? - 44 anos - Bombeiro - Livre

Buria Lindemann - Bruxa Comum da Terra(Dom Intensificado) - ? - 36 anos - Dona de uma loja de essêcias,
incensos, e outras coisas mágicas/Tutora de Magia -
Livre

Ginny Flether - Bruxa Comum do Ar - ? - 36 anos - Trabalha em um livraria exotérica/Professora de Feitiços com Varinha - Livre


Kath Wier
Kath Wier
Líder do Clã Nephys
Líder do Clã Nephys

Mensagens : 408
Data de inscrição : 15/10/2011
Idade : 30
Localização : Harridan Town
Humor : Esquentada

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Sarah Sörensen Sáb maio 26, 2012 7:59 pm

Interessado em algum dos cannons?
Envie aqui nesse tópico o seu nome em off e o nome do personagem que pretende ocupar, você terá até três dias para postar a ficha de personagem, caso contrario o cannon será liberado novamente.
Sarah Sörensen
Sarah Sörensen
Líder do Clã Ísis
Líder do Clã Ísis

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Nina Bukater Seg maio 28, 2012 4:22 am

Amelie Duncan - Reserva?
Nina Bukater
Nina Bukater
Clã de nephys
Clã de nephys

Mensagens : 32
Data de inscrição : 20/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Mikael Carter Seg maio 28, 2012 4:25 am

Oe Mikael Carter Soy eu Very Happy
Mikael Carter
Mikael Carter
Clã de ísis
Clã de ísis

Mensagens : 41
Data de inscrição : 28/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Alexandra Sörensen Seg maio 28, 2012 2:13 pm

tenho que escrever o da Alexia, mas a preguiça deixa? bibibiib'
Alexandra Sörensen
Alexandra Sörensen
Clã de ísis
Clã de ísis

Mensagens : 237
Data de inscrição : 07/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Sarah Sörensen Seg maio 28, 2012 4:41 pm

AIUHSIAUHS ok, ok
Sarah Sörensen
Sarah Sörensen
Líder do Clã Ísis
Líder do Clã Ísis

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Adam Chilton Seg Ago 20, 2012 5:30 am

Poooode por ocupado ai no Mikael, oxeeeeeeeeee kkkkk brinks
Adam Chilton
Adam Chilton
Clã de nephys
Clã de nephys

Mensagens : 121
Data de inscrição : 02/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Alexandra Sörensen Ter Ago 21, 2012 11:05 pm

tá reclamando do que? pelo menos tu tem cannon :fuckit:
Alexandra Sörensen
Alexandra Sörensen
Clã de ísis
Clã de ísis

Mensagens : 237
Data de inscrição : 07/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Sarah Sörensen Qua Ago 22, 2012 7:17 pm

Alexia, a Bastarda esquecida.
Sarah Sörensen
Sarah Sörensen
Líder do Clã Ísis
Líder do Clã Ísis

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 01/03/2012
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Lista de cannons Empty Re: Lista de cannons

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos